A anatomia da vulva é um tema muitas vezes ignorado ou pouco discutido, mas é imprescindível para o bem-estar e a saúde da mulher.
Por isso, entender como funciona cada parte do nosso corpo, especialmente na região íntima, pode ajudar a cuidar melhor de nós mesmas e a identificar qualquer alteração que precise de atenção.
No entanto, como a vulva é composta por várias partes, a maioria das mulheres pode não saber exatamente o que faz parte da anatomia dessa região, o que pode causar um certo desconforto quando se fala sobre o assunto.
Vamos, então, esclarecer esse assunto? Confira aqui, de forma prática e explicativa, as partes da sua vulva e como cuidar dela com a suavidade que ela merece!
O que é a vulva?
A vulva é a parte externa do sistema reprodutor feminino. Ao contrário da vagina, que é o canal interno, a vulva é composta por diversas partes visíveis que desempenham funções diferentes e vitais para a saúde genital feminina.
É importante destacar que cada mulher tem uma vulva única, com variações no formato, na cor e nas características, e todas elas são perfeitamente normais.
Monte de vênus
Localizada acima dos lábios vaginais, o monte de Vênus é uma área carnuda e ligeiramente elevada. Ele é coberto por pelos pubianos e tem a função de proteger os órgãos reprodutores internos.
Ao longo da vida, o monte de Vênus pode mudar, especialmente após a puberdade e a menopausa.
Lábios maiores
Os lábios maiores são as dobras externas da vulva. Eles têm a função de proteger as partes internas da região vaginal contra sujeira, bactérias e lesões.
Dessa forma, eles também variam em tamanho e espessura de mulher para mulher.
Lábios menores
Já os lábios menores ficam localizados dentro dos lábios maiores e são mais delicados. Eles são sensíveis e possuem glândulas que secretam uma substância lubrificante natural, facilitando o ato sexual e ajudando a manter a região genital hidratada.
Clitóris
O clitóris é, sem dúvida, uma das partes mais sensíveis da anatomia feminina, devido à grande concentração de terminações nervosas. Ele fica localizado acima da abertura vaginal, onde os lábios menores se encontram.
Essa parte da vulva é talvez uma das mais conhecidas! Isso graças a sua função indispensável no prazer feminino, sendo, muitas vezes, o centro de prazer sexual.
Abertura vaginal
A abertura vaginal, também conhecida como orifício vaginal, é a entrada para a vagina. Ela é situada entre os lábios menores e é cercada por tecidos flexíveis e elásticos.
Sua função principal como abertura, é permitir a entrada de fluídos menstruais e permitir a relação sexual.
Útero e cérvix
Embora não sejam visíveis, o útero e o cérvix são partes integrantes da anatomia feminina. Nesse sentido, o cérvix age como uma "porta de entrada" para o útero. Assim, durante o sexo, ele permite a passagem do esperma, facilitando a fecundação do óvulo.
No entanto, ele não se limita a essa função: também tem um papel importante durante a menstruação. Isso porque, nessa fase, o cérvix se dilata levemente para permitir que o sangue menstrual flua para fora do corpo, contribuindo para o ciclo menstrual saudável.
Como cuidar da anatomia da vulva – com a ajuda da NUAÁ!
Agora que já entendemos um pouco mais sobre cada parte da nossa vulva, é hora de falar sobre como cuidar dela da melhor forma possível, não é mesmo? Afinal, se tem uma coisa que toda mulher sabe, é que a saúde íntima deve ser prioridade!
Uma das formas mais importantes de manter tudo em ordem é a higiene íntima. E, nesse contexto, a chave para manter tudo protegido e saudável está na escolha dos produtos certos. E é aqui que a NUAÁ entra para ser sua parceira!
Criada por e para mulheres, a NUAÁ tem como um de seus principais objetivos proporcionar uma saúde íntima mais acolhedora e que permita que a mulher se conecte e conheça mais o seu corpo. E que melhor forma de fazer isso se não com uma rotina diária?
Sabendo disso, vamos conferir alguns de nossos produtos:
Sabonete íntimo em em forma de espuma todo dia
O todo dia é perfeito para aquele cuidado diário, porque limpa de forma suave, sem agredir ou ressecar a pele da nossa vulva. E o melhor: ele mantém a umidade natural da região, o que é super importante para não perdermos a proteção da pele.
Além disso, ele tem um toque aromaterápico, graças a essência de tangerina em sua fórmula, que dá aquele up na nossa rotina, permitindo que você se sinta revigorada, com a sensação de bem-estar e energia para o dia a dia.
Água íntima prebiótica fresh
E para aqueles dias em que precisamos manter o cuidado íntimo mesmo entre as idas e vindas ao banheiro daquela rotina mais agitada da semana, a fresh é a aliada certa! Super fácil de usar, ela hidrata, refresca e ainda dá aquele equilíbrio para a microbiota íntima, tudo com ingredientes poderosos como hamamélis, niacinamida e aloe vera.
Basta borrifar algumas vezes sobre o papel higiênico para, em seguida, higienizar apenas a região íntima externa (atenção, apenas a região externa, ou seja, a sua vulva!) e pronto! Você estará pronta para o seu dia.
Conclusão
Conhecer a anatomia da vulva e cuidar dela de forma adequada são atitudes que toda mulher deve adotar para garantir sua saúde íntima. O autocuidado é primordial, e escolher os produtos certos pode tornar esse processo ainda mais eficaz e prazeroso.
A NUAÁ, com sua linha de produtos, oferece produtos que respeitam a sua região íntima, permitindo um cuidado com delicadeza, conforto e praticidade.
Lembre-se também que, caso perceba algum sintoma fora do comum e recorrente em alguma parte da sua vulva, busque orientação médica! Esse profissional pode diagnosticar corretamente o que está acontecendo com o seu corpo.



