A saúde íntima na menopausa é um tema que muitas vezes pode ser delicado, mas importante de ser discutido, para o bem-estar, qualidade de vida e, claro, o autoconhecimento da mulher. Com o passar dos anos, nosso corpo passa por transformações naturais que impactam diretamente a região íntima, trazendo desafios para uma nova fase. 

E está tudo bem! É comum surgirem incômodos, sensações novas e até mesmo mudanças no pH e na proteção natural da pele dessa região. Mas, olha só, esse assunto merece ser tratado com informação e atenção, pois o cuidado íntimo vai além de uma prática de higiene: é um momento de conexão consigo mesma, cuidando do seu conforto e saúde. 

O que muda na saúde íntima com o passar dos anos?

É fato que, com a chegada da menopausa, o corpo feminino passa por alterações hormonais significativas. A queda dos níveis de estrogênio, o hormônio feminino mais ligado à saúde da pele e mucosas, causa impactos diretos na região íntima. Isso pode levar a:

Ressecamento vaginal

Com a redução da lubrificação natural, a região íntima tende a ficar mais seca, especialmente durante a terceira idade. Isso pode causar desconforto, ardência e até dor, especialmente durante o contato íntimo

Redução da elasticidade e tonicidade da pele

A diminuição do estrogênio também afeta a firmeza e a elasticidade da pele da vulva e da vagina. A pele pode ficar mais fina, sensível e menos flexível, o que contribui para aquela sensação de fragilidade.

Sensação de coceira, irritação e fissuras

Devido à pele mais fina e ressecada, é comum surgirem incômodos como coceira, vermelhidão, irritação e até pequenas fissuras. Esses sintomas podem gerar desconforto constante e até dificuldades no dia a dia, como na hora de usar roupas apertadas ou durante a higiene íntima. 

Mudança na flora bacteriana

A flora vaginal, formada por bactérias benéficas, é a primeira linha de defesa contra agentes externos nocivos. Com as alterações hormonais com a chegada da terceira idade, essa proteção natural pode ficar comprometida, tornando a região mais suscetível a infecções, como candidíase ou vaginoses bacterianas. 

Menopausa: uma fase natural que transforma o corpo da mulher

Até aqui, já falamos sobre as diversas mudanças que ocorrem na saúde íntima da mulher na terceira idade, especialmente relacionadas às transformações hormonais. A menopausa é justamente o momento em que essas alterações começam a se intensificar e a afetar de forma mais evidente o corpo feminino.

Essa fase natural da vida, que sinaliza o fim do ciclo menstrual, traz uma série de adaptações devido à queda dos níveis de estrogênio. Por isso, os sintomas já comentados, como ressecamento, irritações entre outros, são resultado direto dessa nova fase.

Como cuidar da saúde íntima na menopausa?

Já sabemos que, nessa fase, a região íntima merece atenção especial para que você se sinta confortável, protegida e bem. Veja algumas dicas para tornar esse cuidado parte do seu dia a dia:

Escolha produtos específicos e naturais

Como já comentado anteriormente, na menopausa, a pele íntima fica mais sensível. O ideal é usar sabonetes e higienizadores suaves, que respeitem o pH da região e contenham ingredientes que ajudem a hidratar e restaurar a barreira cutânea.

Hidrate e nutra a pele íntima

Assim como a pele do rosto e do corpo, a pele da região íntima também precisa de hidratação, especialmente na menopausa. Ingredientes como aloe vera ou menofit trazem benefícios que ajudam a devolver a vitalidade, além de tonificar a região.

Como a NUAÁ pode ajudar na saúde íntima na menopausa?

Pensando nas necessidades específicas de cada fase da mulher, inclusive da mulher na menopausa, a NUAÁ desenvolveu uma linha de produtos formulados com ingredientes naturais, suaves e eficazes para o cuidado ideal da saúde íntima nessa nova fase.

Sabonete íntimo em forma de espuma menopausa

O menopausa é um sabonete íntimo em forma espuma. Sua formulação possui óleo essencial de gerânio, que tem propriedades calmantes, além de ingredientes que estimulam a produção de colágeno, tonificam a pele e mantém a hidratação prolongada, ajudando a evitar incômodos comuns da menopausa, como ardência e fissuras. 

Além disso, ele respeita o pH natural da região (entre 3,8 a 4,5), é livre de sulfatos, parabenos e fragrâncias sintéticas, promovendo uma limpeza revitalizante.

 

Água íntima prebiótica fresh

No ritmo acelerado do cotidiano, a praticidade e o cuidado podem caminhar juntos. A água íntima prebiótica fresh foi desenvolvida para oferecer uma higiene rápida e eficaz mesmo fora de casa. 

E a sua praticidade também está em seu uso: basta borrifar algumas vezes no papel higiênico e, em seguida, higienizar a região íntima externa (atenção: apenas a área externa!) delicadamente e pronto! Você estará com a região íntima protegida, além da sensação de conforto na área.

A NUAÁ também disponibiliza o kit menopausa, que oferece uma solução completa, reunindo o sabonete íntimo em forma de espuma menopausa e a água íntima prebiótica fresh. Assim, o kit proporciona um cuidado integrado que respeita as necessidades específicas dessa fase da vida.

Conclusão

A saúde íntima na terceira idade merece atenção, cuidado, e, claro, ser conversada, pois é um componente do bem-estar físico e emocional da mulher. 

Produtos específicos, como os da NUAÁ, que foram criados por mulheres e para mulheres, são aliados valiosos nessa jornada, promovendo hidratação, nutrição e bem-estar.

E se você sentir alguma dúvida ou desconforto, não deixe de buscar a orientação de um profissional de saúde! Ter um acompanhamento dedicado faz toda a diferença para que você viva essa etapa com tranquilidade, segurança e respeito ao seu corpo.