Uma dúvida muito comum que recebemos por aqui é: qual a diferença entre probióticos e prebióticos? E mais: por que eles são tão importantes para a saúde da área íntima feminina?
Vem cá que a NUAÁ, criadora de uma linha de higiene íntima prebiótica pensada para cada fase da mulher — Teen, Todo Dia, Menstruação e Menopausa — te explica com carinho. 😊
O que são probióticos?
Os probióticos são bactérias benéficas, também conhecidas como “bactérias do bem”. Elas ajudam a manter o equilíbrio do nosso microbioma, conjunto de microrganismos que vivem em diversas partes do corpo, como intestino, pele, boca e área íntima.
Essas bactérias impedem o crescimento de microrganismos nocivos e, além disso, contribuem para a saúde geral do ecossistema da nossa pele e mucosas.
Você pode encontrá-las em alimentos como iogurtes, kombucha e também em cápsulas e suplementos.
Como os probióticos funcionam no corpo?
As bactérias probióticas colonizam diferentes partes do nosso corpo. Dessa forma, ajudam a manter a harmonia da flora, combatendo desequilíbrios que poderiam levar ao surgimento de infecções, mau odor, ressecamento ou outras condições.
Um exemplo bastante conhecido é o Lactobacillus, uma bactéria essencial para a saúde da flora vaginal.
O que são prebióticos?
Já os prebióticos são o alimento dessas bactérias do bem. Ou seja, eles alimentam os probióticos e ajudam no seu crescimento e manutenção.
São substâncias naturais que promovem o desenvolvimento da flora saudável — por isso, são essenciais para manter a vitalidade, a hidratação e o equilíbrio da pele.
Como os prebióticos ajudam as bactérias do bem?
Quando usamos produtos com prebióticos, estamos oferecendo às bactérias saudáveis os nutrientes que elas precisam para se multiplicar e proteger nosso corpo.
Na pele, os prebióticos devolvem frescor, luminosidade e promovem uma hidratação profunda. Na região íntima, isso significa uma flora mais equilibrada e menos propensa a infecções.

Qual a diferença entre probióticos e prebióticos?
A principal diferença entre probióticos e prebióticos é que:
- Probióticos são as bactérias benéficas em si.
- Prebióticos são o alimento dessas bactérias, que ajudam na sua multiplicação e fortalecimento.
Ambos são aliados importantes do nosso bem-estar — especialmente para manter o equilíbrio da flora íntima.
Nossa escolha de prebiótico nos produtos da Nuaá
Em nossas fórmulas optamos pela ajuda que vem direto do néctar da flor de porcelana Hoya carnus – Nectarobiota para a pele da área íntima feminina. A mesma possui:
- Grande capacidade reguladora sobre a microbiota e atua devolvendo a diversidade e abundância de bactérias reguladoras da barreira imunológica.
- Realça a qualidade da pele e promove aumento da luminosidade, hidratação e frescor retomando a sensação de pele saudável, menos propensas a infecções e possuem maior capacidade regenerativa.
Assim, a pele retoma aquela sensação saudável, tornando-se menos propensa a infecções e com maior capacidade regenerativa.
Aqui, falamos sim para as bactérias do bem — e não para antissépticos agressivos. Nosso compromisso é com o respeito ao microbioma da sua região íntima.
A NUAÁ e o autocuidado íntimo feminino
A NUAÁ possui produtos especiais e inovadores, desenvolvidos para cada fase da mulher. Com uma linha de higiene íntima voltada ao público feminino, nossos produtos promovem, além da limpeza, sensação de frescor e hidratação.
Toda a linha possui em suas formulações prebióticos e óleos essenciais, fazendo um convite para que você se cuide com carinho, e se vista de amor-próprio todos os dias.
Então, você precisa conhecer a Água íntima prebiótica da NUAÁ. Ela foi pensada para te acompanhar em todos os lugares — leve com você!
Fresh. Água íntima prebiótica
Sinta na pele o frescor imediato com a Água íntima prebiótica. Para limpar e refrescar a área íntima nos dias mais quentes do verão. Sua fórmula com prebióticos hidrata imediatamente e fortalece a microbiota da área íntima que estimula o sistema de defesa natural da pele.
5 beneficios da água íntima prebiótica da Nuaá
- Fortalece a microbiota: com prebióticos que estimulam a defesa natural da pele;
- Refrescância imediata: sensação de frescor para os dias mais quentes ou agitados;
- Hidratação intensa: recarrega a umidade da região íntima;
- Acalma a pele: suaviza irritações e valoriza a vitalidade natural (graças ao poder da Hamamélis);
- Reduz odores indesejáveis: minimiza odores causados por bactérias e resíduos acumulados.
Conclusão: cuidar da sua flora íntima é um ato de amor-próprio
Agora que você já entendeu a diferença entre probióticos e prebióticos, fica fácil perceber por que os prebióticos têm um papel essencial no cuidado diário da sua região íntima.
A NUAÁ convida você a cuidar da sua pele com respeito, carinho e conexão com o seu corpo.
