A primeira menstruação é um daqueles momentos que marcam a vida de toda menina — um sinal claro de que o corpo está crescendo, se transformando e entrando numa nova fase cheia de descobertas.

Para muitas, esse momento pode trazer um mix de sentimentos: ansiedade, curiosidade, dúvidas e até um pouquinho de medo. E isso é absolutamente normal! Afinal, falar sobre a primeira menstruação nem sempre é fácil, mas é indispensável para que a menina se sinta acolhida e preparada para o que está por vir.

Entendendo a importância da conversa sobre a primeira menstruação

A primeira menstruação, ou menarca, é um marco biológico que indica que o corpo da menina está amadurecendo e entrando na fase reprodutiva. Porém, para muitas delas, esse momento pode gerar medo, insegurança ou até confusão por falta de informação.

Por isso, o papel da mãe ou responsável vai muito além de apenas avisar que isso vai acontecer. É preciso criar um ambiente aberto para diálogo, onde sua filha possa perguntar, expressar seus sentimentos e, claro, entender o que está acontecendo com o próprio corpo.

Quando começar a falar sobre a primeira menstruação?

Não existe uma idade fixa para iniciar essa conversa, pois cada menina tem seu próprio tempo de desenvolvimento. O ideal é começar a abordar o tema de forma leve e gradual, antes que a menarca (primeira menstruação) aconteça.

Vale destacar que, atualmente, a puberdade precoce — quando esses sinais aparecem antes dos 8 anos — está se tornando cada vez mais comum. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), essa condição tem aumentado nas últimas décadas devido a fatores ambientais, alimentares e sociais

Como abordar o tema com empatia e clareza?

Já entendemos que o interessante é abordar esse tema de maneira leve e aos pouquinhos. Mas como colocar isso em prática?

Nesse sentido, cada menina é única, e o jeito de conversar deve respeitar sua personalidade e nível de curiosidade. Algumas podem querer detalhes, outras preferem saber o básico. O importante é estar disponível para ouvir e responder com sinceridade.

  • Conte sua própria experiência: Compartilhar suas vivências pode ajudar a desmistificar a menstruação e criar empatia.

  • Respeite o ritmo dela: Apesar de nem sempre ser a primeira coisa que pensamos, é algo vital para construir uma comunicação saudável sobre isso: se sua filha não quiser falar muito no momento, não force. Deixe claro que pode voltar a conversar quando quiser.

  • Explique os sinais que indicam a primeira menstruação: Fale sobre os sintomas comuns, como cólicas, alterações no humor e mudanças no corpo.

  • Fale sobre higiene e autocuidado: Sabemos que, quando esse momento chegar, não há nada melhor do que já estar preparada para manter-se saudável e confortável, certo? Explique a importância de manter a região íntima higienizada e quais produtos usar.

Quais produtos indicar para o cuidado durante a primeira menstruação?

A NUAÁ, marca criada por mulheres e para mulheres, também entende a importância desse momento único. 

Com a proposta de incentivar a mulher (e menina) a se conectar consigo mesma nos momentos de autocuidado íntimo, a NUAÁ conta com produtos especialmente formulados para acompanhar cada fase da vida de forma não agressiva e com a suavidade que seu corpo merece. 

Vamos dar uma olhada nos produtos da NUAÁ que podem contribuir para a sua higiene íntima nesta fase:

Sabonete íntimo em forma de espuma menstruação

Indo além do que apenas para a primeira menstruação, o sabonete íntimo em forma de espuma menstruação possui uma formulação 100% natural para cuidar da sua região íntima externa com o cuidado que ela merece.

Em sua composição, tem o óleo essencial de sálvia, que não só ajuda a aliviar a tensão e o desconforto pré-menstrual, mas também tem poder anti-inflamatório, o que ajuda a proteger contra irritações. 

Com isso, ela combate os odores típicos da menstruação de forma natural, sem usar produtos agressivos, e ainda ajuda a manter a pele hidratada, evitando o ressecamento causado pelo uso constante de absorventes. 

Sabonete íntimo em forma de espuma teen 

Sabemos que o cuidado com a região íntima não deve ser feito apenas durante o ciclo menstrual, certo? O sabonete íntimo em forma de espuma teen foi desenvolvido para quem está passando pela fase da puberdade, quando o corpo começa a mudar e tudo parece novo. 

Além disso, a fórmula é hipoalergênica, pensada para respeitar a pele mais jovem, que está se adaptando a mudanças típicas dessa fase, como o aumento das secreções vaginais, suor mais intenso e, inclusive, o início da menstruação.

Água íntima prebiótica fresh

A água íntima prebiótica fresh é a aliada certa para aqueles momentos em que a gente está longe de casa e ainda assim, precisa manter a proteção da região íntima entre as idas e vindas ao banheiro.

O que faz ela ser especial é que, além de ser compacta para caber na sua bolsa, a fresh não precisa de enxágue para ser utilizada: basta borrifar sobre o papel higiênico, aplicar na área genital externa e pronto! Você estará com sua região íntima higienizada e proteção para aquele dia agitado. 

E para quem quer simplificar a rotina de cuidados, o kit menstruação também está disponível! Ele combina o sabonete íntimo em espuma menstruação e a água íntima prebiótica fresh. Assim, ele reúne o melhor dos dois produtos, contribuindo para que sua higiene íntima esteja sempre em dia, seja em casa ou fora. 

Conclusão

Com informação, paciência e produtos adequados, a fase da primeira menstruação pode ser um momento bem mais confortável para se conectar consigo mesma e com seu corpo.

A NUAÁ entende esse cuidado tão especial e oferece produtos desenvolvidos para apoiar mulheres e meninas em cada fase da vida, contribuindo para que tais vivências sejam lidadas de maneira saudável.

E se surgir alguma dúvida ou desconforto, lembre-se: contar com o apoio de um profissional de saúde é indispensável. Ele estará pronto para orientar e garantir que essa etapa seja vivida com segurança.