A jornada da mulher para a menopausa é única e cheia de nuances. Durante esse período, o corpo passa por transformações que podem gerar dúvidas, questionamentos e até um pouco de desconforto.
Um dos primeiros passos para entender essa fase da vida é distinguir entre perimenopausa e menopausa. Embora essas duas palavras sejam frequentemente usadas de forma intercambiável, elas se referem a etapas diferentes no processo de transição hormonal.
Neste post, vamos explorar as principais diferenças entre essas fases e como cada uma afeta o corpo da mulher, além de dar dicas de cuidados que podem ajudar a aliviar os sintomas dessa transição.
Boa leitura!
O que é a perimenopausa?
A perimenopausa é a fase que antecede a menopausa propriamente dita. Ela começa, geralmente, entre os 40 e os 45 anos, mas isso pode variar de mulher para mulher. Nessa fase, o corpo ainda está produzindo hormônios, mas as taxas de estrogênio começam a cair.
Outras mudanças que a mulher pode começar a perceber, é no ciclo menstrual, com menstruações mais irregulares, e a presença de sintomas como calafrios, ondas de calor, insônia e até alterações no humor.
A perimenopausa pode durar de 4 a 10 anos e é caracterizada por um período de transição, onde os ovários começam a produzir menos óvulos e a ovulação ocorre de maneira irregular.
Durante esse período, muitas mulheres também relatam dificuldades de concentração, ganho de peso, redução da libido e ressecamento vaginal. Embora esses sintomas variem em intensidade, eles são sinais de que o corpo está se preparando para a menopausa.
O que é a menopausa?
Já a menopausa é oficialmente diagnosticada quando uma mulher não menstruou por 12 meses consecutivos. Essa fase marca o fim da capacidade reprodutiva, pois os ovários param de liberar óvulos e a produção de estrogênio cai consideravelmente.
A menopausa pode ocorrer entre os 45 e os 55 anos, com a média ao redor dos 51 anos.
Durante esse processo, os sintomas tendem a ser mais intensos do que na perimenopausa, especialmente as ondas de calor e a sudorese noturna. O corpo continua a sofrer mudanças significativas, o que pode levar a alterações na pele, cabelos e mesmo na própria região íntima.
Um dos efeitos mais notáveis da menopausa é a queda na produção de colágeno, o que pode resultar em pele mais seca e perda de elasticidade.
Como a NUAÁ Pode Ajudar
Passar por essas fases pode ser desafiador e, por isso, é necessário buscar os cuidados certos. A NUAÁ, marca feita por mulheres e para mulheres entende as muitas mudanças e transformações da mulher ao longo da vida e, nesse sentido, busca contribuir para o autocuidado dela em cada fase.
A linha de sabonetes íntimos em forma de espuma da NUAÁ é uma forma de incentivo para que você torne o seu banho em um momento de conexão consigo mesma, com sua região íntima, e para entender seu corpo. Conheça alguns dos produtos que fazem parte dessa propósito:
Sabonete íntimo em forma de espuma menopausa
O sabonete íntimo em forma de espuma menopausa da NUAÁ foi desenvolvido para hidratar e nutrir a região íntima durante a menopausa. Com ingredientes como o óleo essencial de gerânio e componentes prebióticos, ela ajuda a restaurar a barreira cutânea e promove um efeito que traz conforto emocional.
Além disso, ela combate a secura e a sensação de ardência, comuns durante essa fase, mantendo a região hidratada por mais tempo.
Água íntima prebiótica fresh
Sabemos que, na correria da semana, nem sempre temos tempo para tomar um banho durante o dia. Porém, isso não deve, de forma alguma, ser um obstáculo para manter a higiene da sua região íntima! Especialmente durante a fase da perimenopausa e/ou menopausa.
A NUAÁ sabe disso e desenvolveu a água íntima prebiótica fresh, que, apesar de não substituir um banho, permite uma higienização sem a necessidade de enxágue. Basta borrifar a água sobre o papel higiênico e aplicar na área genital externa (apenas na área exerna! Isto é, a vulva) e pronto! Você estará confortável, protegida e preparada para continuar o dia.
Conclusão
Entender as diferenças entre perimenopausa e menopausa é o primeiro passo para lidar com essas fases de forma mais tranquila. Embora ambas envolvam mudanças hormonais, a maneira como o corpo reage pode ser diferente, como podemos ver na leitura.
A boa notícia é que você não precisa passar por essas fases sozinha. A NUAÁ conta com produtos práticos e que respeitam o seu corpo com a suavidade que a sua região íntima merece para ficar protegida e saudável.
Vale ressaltar também que, se você está se sentindo desconfortável em um nível muito intenso durante qualquer uma dessas fases, é indispensável procurar um médico. Ele pode te orientar sobre que medidas tomar e a saber o que está acontecendo com o seu corpo.