Você já percebeu que a pele íntima também pode ficar ressecada? Muitas mulheres passam por isso, especialmente em períodos de estresse, mudanças hormonais ou mesmo por uso de produtos inadequados

O desconforto pode surgir de diferentes maneiras: ardência, coceira, irritação e até dor ao usar roupas íntimas mais justas. Porém, a boa notícia é que existem formas naturais e não agressivas de aliviar esses sintomas e cuidar da saúde da nossa região íntima de forma simples e eficaz.

Vamos saber mais sobre isso?

Entendendo o ressecamento da pele íntima

Primeiro, é importante entender o que causa o ressecamento da pele íntima. A região genital feminina possui uma pele significativamente delicada, que necessita de cuidados específicos

Fatores como o uso de sabonetes agressivos, roupas apertadas, mudanças hormonais (como durante o ciclo menstrual ou na menopausa), e o uso excessivo de produtos de higiene podem comprometer a barreira natural da pele

Isso acaba deixando a área mais vulnerável à ressecamento, com perda de hidratação e, consequentemente, desconfortos.

Autocuidado natural: a chave para uma pele íntima saudável

Cuidar da pele íntima é indispensável para prevenir o ressecamento e o surgimento de outros problemas, como alergias, coceiras e infecções. Como já comentado anteriormente, a melhor maneira de investir nesse cuidado é de maneira simples e natural.

Hidratação é imprescindível

A hidratação é a chave para manter a pele íntima saudável. Isso pode ser feito por meio de alimentos ricos em ácidos graxos essenciais, como abacate, azeite de oliva e castanhas. Eles ajudam a manter a pele suave e protegida.

Evite produtos químicos agressivos

Muitos sabonetes convencionais contêm fragrâncias e ingredientes agressivos que podem ressecar e irritar a pele íntima. 

Nesse sentido, optar por produtos naturais, como sabonetes íntimos com ingredientes calmantes e hidratantes, pode ser uma solução eficaz.

Escolha roupas íntimas confortáveis

Tecidos como o algodão são ideais para a região íntima, pois permitem a respiração da pele e evitam o acúmulo de suor. Em contrapartida, é interessante evitar tecidos sintéticos e apertados.

Como a NUAÁ pode ajudar?

Agora que já entendemos a importância do autocuidado, é hora de falar sobre como a NUAÁ pode ajudar nesse processo. Criada por mulheres e para mulheres, a NUAÁ tem como objetivo contribuir para que o momento de autocuidado da mulher seja também uma oportunidade de conexão consigo mesma e com o seu corpo, incluindo a sua região íntima. 

E nada melhor que fazer isso contando com quem entende as suas necessidades, certo? A NUAÁ desenvolveu produtos que te ajudam durante todas as etapas e fases da sua vida, incluindo durante aquelas situações de ressecamento e irritações na pele íntima. Vamos dar uma olhada em como alguns produtos podem te ajudar nisso?

Sabonete íntimo em forma de espuma calm

O sabonete íntimo em forma de espuma calm foi desenvolvido especialmente para hidratar e acalmar a pele sensível da região íntima. Com Aloe Vera e outros ingredientes naturais, ele limpa suavemente enquanto oferece a hidratação necessária para evitar o ressecamento. 

A espuma do calm contribui ainda mais para dar uma textura delicada ao seu autocuidado, respeitando o seu corpo e a sua região íntima durante todo o processo. Esse componente, somado a outras propriedades da formulação do calm, ajuda a prevenir o aparecimento de irritações e alergias, promovendo o bem-estar da pele.

Água íntima prebiótica fresh

Entre as idas e vindas ao banheiro daquele dia agitado, nada como um pouco de praticidade para manter a sua higiene íntima. A água íntima prebiótica fresh foi desenvolvida para isso! 

Compacta, com um tamanho que cabe na sua bolsa, a fresh possui ingredientes como Hamamelis, Niacinamida e Aloe Vera, que ajudam a hidratar e desintoxicar a região íntima, prevenindo o ressecamento e proporcionando uma sensação de frescor e conforto. 

Sua praticidade não está apenas na sua embalagem, mas também no modo de uso! Basta borrifar um pouco sobre o papel higiênico e em seguida higienizar a região íntima externa (atenção, apenas a região íntima externa, isto é, a sua vulva!). Como ninguém pensou nisso antes?

Conclusão

Cuidar da pele íntima não precisa ser complicado, e pode ser feito de maneira simples e natural. O ressecamento dessa região é um problema comum, mas com os cuidados certos, é possível aliviá-lo e prevenir que ele aconteça novamente.

Aderindo a práticas de autocuidado no seu dia a dia e utilizando produtos que respeitam o seu corpo durante todo esse processo, como os da NUAÁ, você pode manter sua pele hidratada e saudável.

Mais do que uma forma de cuidar de si mesma, vale adicionar que esse autocuidado também contribui para a sua autoestima, bem-estar e, claro, mais conhecimento e conexão consigo mesma!

Lembre-se também que, caso você sinta algum sintoma mais intenso e que não considere comum na sua região íntima, consulte imediatamente um médico! Esse profissional pode te orientar melhor sobre o que está acontecendo no seu corpo.