Sabemos que a rotina corrida do dia a dia pode nos fazer esquecer de cuidar de nós mesmas, e a saúde íntima acaba ficando de lado.
Mas acredite, ela é muito mais importante do que a gente pensa! A flora vaginal, que é formada por várias bactérias boas, tem um papel indispensável em proteger a nossa região íntima de infecções e desconfortos.
Mas você sabia que fatores como alimentação, estresse e até mesmo os hormônios podem alterar esse equilíbrio? Pois é, tudo isso pode afetar a nossa flora vaginal de formas bem significativas, e é sobre isso que vamos conversar agora.
Como a alimentação afeta a flora vaginal
Já reparou que o que a gente come tem mais impacto do que imaginamos? Pois é, a alimentação é um dos maiores responsáveis pela saúde da nossa flora vaginal.
Quando a gente exagera no açúcar, por exemplo, isso pode mexer no pH da nossa região íntima, criando um ambiente propenso para o surgimento de infecções.
Por outro lado, uma alimentação equilibrada, rica em fibras e alimentos que ajudam no fortalecimento do sistema imunológico, pode contribuir para manter o equilíbrio da flora vaginal.
Os probióticos, que encontramos em alimentos como o iogurte e o kefir, são verdadeiros aliados da nossa saúde íntima. Eles ajudam a manter as bactérias boas em alta e a equilibrar o pH, prevenindo qualquer desconforto. Além disso, beber água ajuda a manter nosso organismo funcionando direitinho.
Como o estresse afeta a flora vaginal
Quem nunca se sentiu sobrecarregada com a rotina cheia de compromissos? O problema é que o estresse, quando se torna constante, pode afetar nossa saúde de maneiras que a gente nem imagina. E a nossa flora vaginal não fica de fora dessa.
Isso porque, quando estamos sob pressão, o nosso corpo libera cortisol, o hormônio do estresse, que pode enfraquecer o nosso sistema imunológico. Isso faz com que a região íntima se torne mais vulnerável. Além disso, o estresse pode diminuir a produção de secreções vaginais, o que deixa a região mais seca e suscetível a infecções.
O segredo para controlar o estresse não é só tirar uns minutinhos do dia para relaxar, mas também encontrar maneiras de incorporar mais momentos de cuidado e descanso na rotina, seja com meditação, uma caminhada ao ar livre… O importante é fazer algo que te faça sorrir.
Como os hormônios afetam a flora vaginal
Ah, as flutuações hormonais... Elas fazem parte da vida de toda mulher, mas muitas vezes nem percebemos o quanto isso pode mexer com a nossa saúde íntima. A flora vaginal é significativamente sensível a esses altos e baixos hormonais, que acontecem na puberdade, no ciclo menstrual, durante a gravidez e, principalmente, na menopausa.
Durante a menstruação, por exemplo, os níveis de estrogênio caem, o que pode deixar a região vaginal mais vulnerável a infecções.
E na menopausa, a diminuição do estrogênio pode deixar a pele vaginal mais fina e ressecada, o que afeta diretamente a nossa flora. Sem contar as mudanças hormonais na gravidez, que podem alterar o pH vaginal e torná-lo mais ácido.
Além disso, o uso de alguns anticoncepcionais também pode alterar o equilíbrio da flora vaginal, já que eles interferem nos níveis hormonais. Isso, por sua vez, pode afetar a produção de secreções e a microbiota vaginal.
Como a NUAÁ pode te ajudar
Agora que entendemos um pouco mais sobre o que pode afetar nossa flora vaginal, é hora de pensar em como cuidar dela da melhor forma possível. E é aí que a NUAÁ entra, criada com o objetivo de tornar o cuidado com a região íntima feminina mais acolhedor, além de contribuir para tornar o seu momento de conexão com o seu corpo ainda mais relaxante.
Vamos conferir alguns dos nossos produtos que podem ajudar nisso?
Sabonete íntimo em forma de espuma todo dia
IMAGEM
O todo dia, por exemplo, foi feito com ingredientes delicados e conta com o óleo essencial de tangerina, que traz uma sensação maravilhosa de frescor e hidratação. Ele contribui para manter o equilíbrio da nossa microbiota vaginal, sem agredir a pele, e ainda oferece aquele toque de vitalidade e bem-estar durante o dia. Ideal para o cuidado diário!
Esfoliante íntimo revitalizante
Além disso, o esfoliante íntimo revitalizante é perfeito para quem deseja um cuidado um pouco mais profundo. Com ativos naturais e amazônicos, como o óleo de pracaxi e sementes de murumuru, ele proporciona uma esfoliação suave que ajuda a remover as impurezas, enquanto hidrata e revitaliza a pele da virilha, região interna da coxa e bumbum.
Vale ressaltar também que ele é seguro para peles sensíveis e não tem parabenos, petrolatos nem silicones.
Conclusão
A saúde da nossa flora vaginal é mais importante do que muitas vezes damos crédito, e entender como fatores como alimentação, estresse e hormônios podem impactá-la é o primeiro passo para cuidar de nós mesmas da melhor forma.
Manter o equilíbrio da região íntima não é só sobre usar o produto certo, mas também adotar hábitos que favoreçam esse equilíbrio, como uma alimentação saudável e momentos de relaxamento para diminuir o estresse.
E a NUAÁ está aqui para te ajudar nessa jornada, oferecendo produtos que respeitam a sua saúde íntima e garantem o cuidado suave que você merece.
Não se esqueça que, caso note algum sintoma recorrente e desconfortável, procure imediatamente orientação médica! Esse profissional pode te ajudar a entender o que realmente está acontecendo com o seu corpo.
