A nossa saúde íntima é algo que, muitas vezes, deixamos em segundo plano. Por conta de tabus e falta de informação, muitas mulheres acabam lidando com desconfortos íntimos sem entender exatamente o que estão enfrentando

Um dos sintomas mais comuns, que pode gerar bastante preocupação, é a coceira vaginal. Mas você sabia que, muitas vezes, essa coceira pode ser um alerta do seu corpo sobre alguma condição de saúde íntima?

Continue a leitura e saiba mais sobre isso!

O que pode causar a coceira vaginal?

A coceira vaginal é um desconforto que pode ocorrer por uma série de motivos, e não significa necessariamente que haja um problema grave. No entanto, entender as causas é indispensável para tratar da maneira mais eficaz possível.

Infecções fúngicas (Candidíase)

As infecções por fungos, principalmente pela Candida albicans, são causas bastante comuns de coceira vaginal. Quando o equilíbrio da flora vaginal é alterado, os fungos se proliferam, provocando sintomas como coceira, secreção espessa e esbranquiçada, e até irritação.

Vaginose bacteriana

A vaginose bacteriana ocorre quando há um crescimento excessivo de bactérias "ruins" na vagina, o que pode causar coceira, secreção de odor forte e desconforto. Ela está geralmente associada a um pH vaginal desequilibrado.

Alergias ou irritações

Produtos como sabonetes com fragrâncias fortes, papéis higiênicos perfumados e até certos tecidos de roupas íntimas podem causar irritações, resultando em coceira

Essa condição não está necessariamente associada a uma infecção, mas sim a uma resposta alérgica ou irritativa.

Doenças de pele

Condições dermatológicas como eczema ou psoríase também podem afetar a região vaginal, causando coceira e vermelhidão.

O que é corrimento vaginal e como ele está relacionado com a saúde íntima?

Além da coceira vaginal, o corrimento vaginal também é um sintoma que muitas mulheres enfrentam. O corrimento é uma secreção produzida pela vagina que tem a função de limpar e proteger essa região

No entanto, mudanças em sua cor, cheiro e textura podem indicar um problema de saúde. Vamos entender melhor quais as principais diferenças entre um corrimento normal e saudável para um que não deveria estar ali:

Corrimento normal

O corrimento saudável tende a ser transparente ou branco, com pouca ou nenhuma cor e sem odor forte. Ele varia conforme o ciclo menstrual da mulher, podendo se tornar mais espesso ou mais aquoso em diferentes momentos.

Corrimento anormal

Se o corrimento se tornar de cor amarelada, verde ou cinza, acompanhado de odor forte, pode ser um sinal de infecção

Vale adicionar também que a combinação de coceira e corrimento fora do normal pode ser um indicativo claro de problemas como a candidíase ou vaginose bacteriana.

Quando consultar um ginecologista?

Embora a coceira vaginal e o corrimento sejam sintomas comuns, é importante saber a hora de procurar um ginecologista. Se os sintomas persistirem por mais de 3 dias, se houver dor, sangramento, febre ou se a secreção estiver com um odor muito forte, é indispensável buscar orientação médica.

A consulta ao ginecologista é imprescindível, pois ele pode realizar exames específicos e indicar o tratamento adequado. Portanto, não deixe que a vergonha ou o receio de falar sobre sua saúde íntima te impeçam de buscar ajuda.

Como a NUAÁ pode ajudar?

A NUAÁ tem como objetivo promover uma higiene íntima acolhedora durante todas as fases da vida da mulher, e que contribua para que a mulher conheça mais a si mesma, seu corpo e, claro, se conecte mais com ele.

Nesse sentido, apesar de ser um tabu, coceiras e corrimento vaginal também fazem parte de um momento que toda mulher lida vez ou outra, e está tudo bem! Desde que ela se cuide para evitar este mesmo problema.

Dessa forma, se você está enfrentando coceira vaginal ou corrimento fora do normal, a NUAÁ pode ajudar na sua rotina de cuidados íntimos. Seus produtos foram desenvolvidos pensando no cuidado íntimo suave e eficaz, assim como a sua região íntima merece.

Sabonete íntimo em forma de espuma calm

Este sabonete íntimo em espuma foi desenvolvido para quem busca conforto e cuidado diário. Formulado com Aloe Vera e ingredientes naturais, ele acalma e hidrata a pele sensível da região íntima

Sua fórmula sem sulfato e sem fragrância sintética respeita o pH vaginal, promovendo limpeza sem agredir a área íntima. Ele é ideal para quem está sentindo desconforto ou coceira, ajudando a restaurar a vitalidade da região da vulva e evitando manifestações comuns de pele sensível, como vermelhidão e alergias.

Água íntima prebiótica fresh

Já a água íntima prebiótica fresh é uma alternativa prática para manter a higiene íntima fora de casa, entre as idas e vindas ao banheiro. Com ativos como Hamamelis, Niacinamida e Aloe Vera, ela ajuda a desintoxicar, aliviar desconfortos e hidratar a pele, ao mesmo tempo que proporciona proteção. 

Sua fórmula sem enxágue permite um modo de uso simples e rápido: basta borrifar algumas vezes sobre o papel higiênico para, em seguida, higienizar a região íntima externa (apenas a região íntima externa, ou seja, sua vulva!). 

Assim, a fresh é perfeita para aquele reforço na higiene íntima durante o dia, sem perder a sensação de limpeza e conforto.

Conclusão

Coceira vaginal e corrimento anormal podem ser sinais de que algo não está bem com a sua saúde íntima. Embora em alguns casos esses sintomas possam ser simples irritações ou mudanças hormonais, é sempre importante estar atenta e buscar orientação médica quando necessário

E, claro, manter a proteção diária também é um passo indispensável no seu cuidado com a região íntima. Para isso, a NUAÁ conta com produtos suaves, eficazes e que respeitam o pH da sua vulva, promovendo bem-estar e proteção para a sua saúde íntima.

Lembre-se: cuidar da sua saúde íntima é um ato de amor próprio. Dê atenção aos sinais do seu corpo e busque sempre os melhores cuidados para você.